Discografia

  A discografia do Coldplay, uma banda britânica de rock alternativo formada em 1997, consiste em cinco álbuns de estúdio, cinco extended play (EP), vinte e cinco singles, vinte e sete videoclipes, dois álbuns ao vivo, e um álbum de compilação. Até 2009, o Coldplay vendeu mais de 50 milhões de discos, se tornando um dos artistas que mais venderam discos no mundo.
  O Coldplay fez sua estreia em julho de 2000 com o lançamento do álbum Parachutes, que alcançou sucesso moderado, tanto de forma crítica e comercial. Vendendo mais de 7,5 milhões de cópias mundialmente, o álbum foi posteriormente certificado como duas vezes disco de platina nos Estados Unidos e sete vezes disco de platina no Reino Unido. Dele, foi lançado quatro singles: "Yellow" e "Trouble", que entraram no top dez das paradas britanicas,enquanto "Shiver" e "Don't Panic" apareceram nas paradas musicais de alguns países europeus como a Holanda e a Polônia. O segundo álbum de estúdio da banda, A Rush of Blood to the Head foi lançado mundialmente em agosto de 2002. O álbum obteve um forte desempenho, mais excepcional comparado ao seu antecessor, atingindo o topo das paradas em nove países. O primeiro single, "In My Place", foi sucesso em diversos mercados musicais, chegando a posição de número dois no Reino Unido. Os singles seguintes, "The Scientist", "Clocks" e "God Put a Smile upon Your Face", obtiveram um sucesso moderado.
O terceiro álbum de estúdio da banda, X&Y, foi lançado em junho de 2005 e se tornou o álbum mais vendido do ano, vendendo mais de 8,3 milhões de cópias até o final do ano. O álbum atingiu a posição de número um em diversos países, incluindo os Estados Unidos, aonde vendeu 737.000 cópias na primeira semana. Seis singles foram lançados de X&Y: "Speed of Sound", que se tornou o single mais bem sucedido do álbum, na qual atingiu o top dez nas paradas musicais de oito países, incluindo Itália e Austrália. Os singles seguintes, "Fix You", "Talk" e "The Hardest Part", obtiveram sucesso comercial moderado. Viva la Vida or Death and All His Friends, o quarto álbum de estúdio, foi lançado em junho de 2008. Tornou-se o álbum mais bem sucedido da banda, atingindo o topo das paradas em 36 países. Similarmente, "Viva la Vida" tornou-se também o single mais bem sucedido da banda, vendendo mais de 5 milhões de cópias nos Estados Unidos em junho de 2011.
    Mylo Xyloto é o quinto álbum de estúdio da banda e foi lançado em outubro de 2011